30.10.13

CHUTINTREVISTA COM PAULO RICARDO A. MONTENEGRO

Nosso convidado especial é o "Rei dos Especiais" - incansável produtor de grandes gibis virtuais que temos a sorte de divulgar aqui e nos blogs amigos!

1)Paulo Ricardo Abade Montenegro, primeiramente obrigado por participar desta "Chutientrevista". Como foi e quando entrou para o Grupo Esquiloscans?


R: O prazer é meu, Luiz - em estar no meio desses "grandes" dos quadrinhos, muito obrigado pelo convite. Pois minha estada entre os Esquilos vem de longa data - práticamente desde a sua fundação. Entrei para o grupo por convite do Edilson Souza.
Posteriormente, afastei-me da equipe, retornando há pouco mais de 3 anos - novamente por convite do Edilson e do Cláudio Juris - desta vez, espero, para ficar em definitivo.



2)Lembra qual foi o primeiro Especial que produziu no Grupo, utilizando o estoque de scans? Qual o personagem Disney de que mais gosta? E o seu desenhista preferido?




R: Sim ... apesar de ter colaborado no especial "Natal", produzido em conjunto com o Cláudio Juris pelo sêlo: EsquiloScans e Confraria Disney, considero meu primeiro especial "solo" a série "Walt Disney Treasures - Paul Murry" - em 20 volumes, série que há muito queria produzir e para a qual contei com a parceria inestimável do Edilson. As duas próximas perguntas estão interligadas: meu personagem Disney preferido é o Mickey, desenhado por Paul Murry - que é o meu desenhista Disney predileto.






3)No "Especial de Paul Murry": como foi e quanto tempo levou para pesquisar, traduzir e diagramar tôda a obra dêste grande gênio?
R: Esta série de 20 edições foi lançada entre outubro de 2010 e maio de 2012 - foi um projeto de quase 2 anos, com edições mensais. A pesquisa eu já tinha há algum tempo - pois, sendo o Murry meu desenhista Disney predileto, eu já tinha tôda a sua obra catalogada de diversas formas (Por data, por personagem principal de cada história, por revista nacional, etc.) e foi fácil montar o "espelho" das 20 edições. Quanto à tradução, nós publicamos 8 histórias inéditas, sendo 3 delas "gags" de uma página. As demais (5 longas), eu já tinha 3 delas traduzidas e letreiradas pelo Claudio Juris para outros especiais dos Esquilos. Apenas 2 delas eu precisei traduzir e letreirar ("Cavalgando os Trilhos" e "Rancho Ontem"). A tradução não me deu muito trabalho. O letreiramento, sim - pois ainda era iniciante nesta "arte"... mas creio que um mês foi suficiente para tudo isso. Claro que, na época, eu não contava com o auxílio de ninguém na preparação das páginas, então eu tinha que fazer tudo sózinho - contando com o auxílio do Edilson para a preparação de capas e índices. Eu levava mais ou menos um mês - que era o intervalo entre as edições, para individualizar as páginas, à partir dos scans dos Esquilos, tratá-las gráficamente - e, no caso dessas duas histórias, traduzi-las e letreirá-las... mas creio que consegui fazer tudo dentro do mês respectivo da edição.


4)Agora você traz coleções de 3 outros artistas: Tony Strobl, Jorge Kato e Renato Canini. Fale sôbre êstes projetos incríveis - quantos volumes serão postados de cada autor? Já pensou em fazer um Especial com um dos meus Mestres preferidos - Al Taliaferro?


R: Vamos lá: a coleção "Essential Tony Strobl"(Que foi o autor Disney com maior número de páginas produzidas até o momento) no qual conto com a tua valiosíssima ajuda no tratamento gráfico (Sempre com a parceria do Edilson nas capas e índice) terá 32 edições mensais (Uma coleção de fôlego, que deverá ser concluída - se tudo der certo, apenas em 2016) - a coleção "Katorama"(Que trará toda a obra do maravilhoso Jorge Kato - o melhor de todos os brasileiros!) - que é uma série bimensal, e que eu produzo sozinho na diagramação e tratamento gráfico (Nunca esquecendo do Edilson), terá 6 volumes, devendo ser concluída em 2014 - e, finalmente, a coleção "Canini's Comics and Stories", que também traz a obra completa do Renato Vinícius Canini - em que conto com a parceria do Cimerian Satan (E com o Edilson, claro!), terá 10 edições mensais - devendo, também, ser concluída em 2014. Quanto ao Taliaferro, é um desenhista de que gosto muito... o que complica um pouco é que êle - em sua maioria, produziu tiras... teríamos que fazer um estudo um pouco mais aprofundado para publicá-lo em forma de páginas. Mas gostaria, sim, de fazer um Especial com o Taliaferro - creio impossível fazê-lo em forma de "Obras Completas", mas, quem sabe, um "Mestres do Brito"? Quem sabe com o teu auxílio? Podemos conversar a respeito, sem dúvida! E aceito sugestões de histórias e diagramação ... eheheheheh!


5)Você ouviu falar sôbre a declaração no tweeter do Sr. Mauricio de Sousa sôbre impetrar medidas judiciais para punir os compartilhadores de seus gibis na web? O quê pensa sôbre isso?

R: Fiquei sabendo por meio de um post do "Chutinosaco", que me remetia ao blog do Daniel, "A Gibiteca". Esta é uma questão muito complicada e delicada de opinar. Em primeiro lugar, reconheço o direito indiscutível do Mauricio sobre a sua obra. O Código Civil é claro sobre o assunto - e não está de acôrdo com algumas opiniões que eu li de alguns leitores indignados. Isso não é a minha opinião, pois não sou advogado. Consultei um colega advogado sobre o assunto, por curiosidade. Êle foi ao Código e me explicou a questão. Então, o direito está do lado do Mauricio. Ponto! Porém, creio que, neste caso, o melhor (E isso é apenas uma opinião) seria não haver radicalização de nenhuma das partes. Os blogs que conheço, e que disponibilizam scans, não têm - salvo melhor juízo, interêsse e intenção de beneficiar-se financeiramente com os scans disponibilizados. Querem apenas divulgar o trabalho de que tanto gostam. Veja o caso da Disney. A Abril tem conhecimento dos blogs de scans, e não complica com êles - havendo, até onde sei, um acordo tácito de não se divulgar scans de publicações muito recentes (Não sei exatamente qual o período de "delay") - e acho isso muito justo. E os blogs que divulgam Disney (De nôvo, até onde sei) não se locupletam financeiramente com os scans. Até ajudam a prevenir coisas do tipo, identificando vendedores desonestos de scans e denunciando-os, sempre que possível. Correto, de novo. E ajudam na divulgação dos lançamentos da Disney, publicando capas de lançamentos recentes, bem como informações sobre as mesmas: prêços, relação de histórias, etc. É uma relação saudável de "parceria" (Entre aspas, evidentemente). E tudo funciona. Revistas antiquíssimas, que a Abril não têm interêsse em republicar, podem ser lidas por pessoas que, de outra forma - não teriam acesso às mesmas. Quantos novos leitores já não se terão formado com essa iniciativa? Acho (Na minha ignorância, insisto) que ninguém sai prejudicado. Talvez o Mauricio e os blogs "divulgadores" do seu trabalho poderiam chegar a acordos tácitos parecidos. Seria bom para todos. Claro que complica um pouco o fato do Mauricio estar lançando edições antigas da "Turma da Mônica" em bancas, como a coleção história da Turminha e do "Pelézinho"...então, o motivo de permitir a leitura de edições muito antigas fica prejudicado, pois elas estão disponíveis em banca. Enfim, insisto que o Mauricio tem a lei ao seu lado, mas gostaria que não houvesse a radicalização de uma ação judicial - antes de uma boa conversa entre seus representantes e os blogs, que, em última análise, são fãs das publicações da "MSP". Mas, como disse no início, é um assunto delicado, que pode facilmente chegar à radicalização extremada se dermos vazão a opiniões raivosas na internet. Isso, creio, deveria ser evitado, a todo custo, para o bem de todos.


6) Agora o Grupo Esquiloscans é o maior compartilhador de cultura Disney da web. Os "Blogueiros BR/PT" são uma realidade distribuindo scans de gibis clássicos e apresentando revistas virtuais que são colecionadas em HDs e Pen drives, como antigamente fazíamos com edições impressas. O quê pensa sôbre esta nova situação?


R: Creio que os scans são um caminho sem volta. Como disse na resposta anterior, respeito profundamente a questão dos direitos autorais - e respeito, por óbvio, o nosso Código Civil. Acho, entretanto, que a relação entre editôras e blogs pode ser amistosa e respeitosa, com benefícios para ambas as partes. Desde que não haja ganho financeiro com algo que não pertence a ninguém, a não ser aos seus autores, que são as histórias e revistas - acho saudável a divulgação de scans, ainda mais respeitando-se um delay de mêses (Ou até alguns anos) entre as revistas de banca e os scans. Isso pode ser conseguido com um bom acordo tácito, e os representantes das editôras poderiam até participar desses blogs - divulgando suas publicações e trocando idéias com os fãs, que muitas vezes têm sugestões muito boas a dar às editôras. Acho que a internet favoreceu muito esta troca de informações, idéias e impressões - que antes não tínhamos, nos restando apenas as velhas seções de cartas das revistas. Não acho que os scans devam ser empecilhos para a compra das publicações em banca. Particularmente, mantenho as minhas coleções em papel, e não abro mão delas. Ainda prefiro ler uma revista impressa do que um scan em vídeo.


7) Gostaria de te agradecer por nos presentear com "Especiais Esquiloscans" tão maravilhosos e que contam muito da história dos quadrinhos Disney no Brasil. Agora por favor, deixe uma mensagem para os amigos e visitantes do "Chutinosaco".


R: Quanto aos "Especiais EsquiloScans" - Luiz, saiba que o prazer é todo meu em produzi-los...sou um antigo fã da Disney (Desde meados da década de 1960) e gosto muito de produzi-los, sob forma de compilações por personagens, autores, revistas, enfim...ainda tenho muitas idéias para novos Especiais e - se a idade permitir, e eu continuar contando com a parceria do Edilson nessa empreitada, pretendo continuar nessa "lida" por muitos anos ainda. Claro que é muito importante o agradecimento aos meus parceiros de Especiais...eu não sei se eles gostariam de ser nominados aqui...mas quem lê os Especiais que produzimos sabem quem são êles - êles estão identificados, por justiça, em todas as edições. Muito obrigado, amigos! 
Finalmente, deixo um abraço a todos os teus leitores, sejam parceiros ou visitantes ocasionais dêste que é um dos melhores blogs da internet sobre quadrinhos (E não só Disney), o "Chutinosaco". Obrigado a todos os que tiveram paciência de me ler até aqui - e nos encontraremos nestas páginas, todos os mêses, com a divulgação feita pelo Luiz dos nossos Especiais. Obrigado, Luiz!!!

PAULO RICARDO ABADE MONTENEGRO
   Grupo Esquiloscans 

10 comentários:

  1. Excelente entrevista com o Paulo Ricardo, Luiz! Tive o prazer de participar durante algum tempo, anos atrás,do Yahoogrupo Gibihouse do qual ele era o owner.Foi uma ótima experiência de alto nível muito devido ao seu conhecimento de quadrinhos e às suas qualidades como moderador, e olha que lá só tinha fera! Parabéns e um grande abraço a ambos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jorge...tudo bem?
      Certamente, o Paulo Ricardo sabe muito de Disney e poderá nos brindar com muitas compilações incríveis!
      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Ô Parabéns por tudo o que você faz no blog, principalmente as entrevistas, mas onde eu consigo este especial de Natal do Esquiloscan feito com o Paulo Ricardo, para baixar e ler a vontade?

    Um grande abraço

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, nós colocaremos ainda este mês êste "Especial de Natal", que foi produzido pelo Paulo e o Cláudio do Esquiloscans.
      Abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
  3. Excelente entrevista, muito obrigado Paulo Ricardo e Chutinosaco. Sempre com grande produções de scans e divulgando conhecimentos da arte que amamos!

    ResponderExcluir
  4. Luiz, obrigado mais uma vez, hoje disponibilizei um tempo com calma para ler esta entrevista e entre lembranças e ao que eu lia senti uma emoção grande, não conheço o Paulo Ricardo, já vi o nome em algum lugar com referencia a scan, mas achei bem esclarecedoras suas palavras.
    Eu não sei, infelizmente sou apenas um leitor que adora quadrinhos, e tenho muito a agradecer, também prefiro as revistas impressas não tem duvidas, mas o scan dá uma oportunidade unica que também é recheada de emoções bacanas.
    Mais uma vez obrigado, e continue o belo trabalho.

    Abraços
    Jotaranha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jotaranha, concordo também que o papel e seu inconfundível "cheiro de tinta" nos emociona até hoje! E pessoas abnegadas como o Paulo nos colocam com o melhor dos quadrinhos Disney virtuais em seus Especiais!

      Um abraço e muito obrigado!
      Luiz Dias

      Excluir
  5. Luiz Dias:

    Fico deveras espantado com as coisas que a paixão pelos quadrinhos Disney fazem as pessoas fazerem.

    A compilação desses 20 especiais do Paul Murray foi, com certeza, um desafio digno de desanimar qualquer pessoa não imbuída de uma fortíssima paixão pela coisa assim como uma grade dose de idealismo e altruísmo.

    Tenho cá comigo que muitos desafios que encarei na vida e continuo encarando foram inspirados nos desafios que a família Pato enfrenta em suas aventuras e no final sempre acaba se dando bem.

    Essa fé cega que sempre tive de que se algo estava errado em minha vida era porque eu ainda não sabia lidar com a vida e não porque a vida era feia ou horrível como muitos pensam, é que tornou-me uma pessoa extremamente batalhadora e inteligente no sentido de superar minhas dificuldades pessoais mais em vantagens do que desvantagens.

    Dá gosto a gente ler entrevistas como essas de pessoas que fizeram e continuam fazendo a diferença, muitos até anonimamente, nos anais da história das histórias em quadrinhos.

    João da Rocha Labrego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, meu caro João!
      Deixaremos nossas impressões na web para as futuras gerações...e a chance de se melhorar o futuro!

      Abraço!
      Luiz Dias

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...