27.6.13

CHUTIENTREVISTA: MIGUEL ALTMANN, DO "QUADRADINHOS PATÓPOLIS"

Entrevisto agora o meu amigo de além-mar que faz um dos blogs mais queridos e acessados da web: "Quadradinhos Patópolis" - de Portugal para  o mundo - com qualidade, restauros excelentes e a simpatia ponderada de seu administrador - um dos responsáveis pela parceria com o Grupo Esquiloscans.
 

1) Miguel Altmann...primeiramente, agradecendo sua participação nesta "Chutientrevista", eu te pergunto: na sua adolescência, como você conheceu a "banda desenhada"? Quando teve a idéia, e como foi criado o "Quadradinhos Patópolis" - um dos blogs portuguêses mais queridos do Brasil?

R: Eu é que agradeço, Luiz! É um gosto partilhar este espaço com os leitores do seu blog! O meu contato com a “BD” começou muito cedo. Era bastante pequeno (Talvez 4, 5 anos) e folheava as revistas do meu irmão mais velho. As recordações mais antigas desse tempo são de um “Disney Especial Reedição - As Bruxas” e de um “Disney Especial - Os Sortudos”. Era uma frustração enorme ver todas aquelas histórias e ainda não saber ler! Depois com o passar dos anos, fui construindo a minha própria coleção! Não apenas da Disney, mas também as fantásticas revistas da Marvel e DC dos anos 80! Contudo, a Disney teve sempre um lugar de destaque nas minhas preferências de leitura! 


A ideia do “QP” surgiu há pouco mais de 2 anos. Há algum tempo que acompanhava blogs brasileiros (Como o “Tehmarx” ou o “Quadrinhos Antigos”) mas não encontrava blogs portuguêses, com a mesma temática, mas dando também relêvo às revistas nacionais publicadas pela extinta Editora Morumbi. Havia esse vazio que o blog, humildemente, veio ajudar a preencher!

Houve um outro motivo, ambicioso e fantasioso ao mesmo tempo! Tinha o secreto desejo de despertar o interesse pela Disney aqui em Portugal de modo a que a mesma voltasse a ser publicada... não, não estou a dizer que a “Disney Comix” e “Disney Hiper” voltaram por causa do blog...(Hi hi hi). Mas quero acreditar (E acredito) que muitos dos que compram as revistas nas bancas portuguêsas estão a fazê-lo porque a sua paixão foi reacendida pelo “QP” e pelos outros blogs parceiros.


2) Você tem algum personagem preferido - ou que te dá prazer em restaurar os gibis...ou mesmo de postar no "QP"? E qual foi sua primeira postagem...você lembra?

R: Ah...esta é a resposta mais fácil de dar e que me coloca imediatamente um sorriso no rosto! Personagem favorito é sem dúvida o grande Peninha! O tempo para ler os scans que me enviam é praticamente inexistente, mas sempre que surge uma revista do primo “maluco” do Donald, o restauro fica em "stand-by". Primeiro tenho de “devorar” as trapalhadas dêle. Talvez sejam estes os scans que mais gosto de restaurar e postar, mas também não posso deixar de mencionar as revistas do “Tio Patinhas” dos anos 80. Aquelas capas com “sabor” à aventura davam asas à minha imaginação quando eu era criança...e agora também!
A minha primeira (E horrivel) postagem foi de um “Mickey” da Editora Morumbi. Fica aqui uma outra curiosidade para os seus leitores. Quando surgiu o “QP” eu falei com um amigo, igualmente fã da Disney. A idéia original era a seguinte: eu faria a administração do blog mas deixava os restauros com êle, já que de Photoshop eu não entendia nada! Acontece que no último momento ele não pôde participar neste projeto! Então fiquei deparado com a tarefa de fazer os restauros! Procurei um tutorial na net (Bendito tutorial do Justin) e depois aventurei-me no restauro de um scan. “Mickey 88” foi a 1ª “vitima”. Que dor ao ver hoje êsse restauro...tanta coisa errada (Hi hi hi). E foi êsse o 1º de mais de 500 restauros originais do blog!


3) Falando da participação essencial do "Quadradinhos Patópolis" no início da nossa parceria do Grupo Esquiloscans com os "Blogueiros BR/PT", poderia nos contar como você vivenciou a repercussão nos comentários da época, e se houve algum dêles que te incomodou de algum jeito?
R: O dia em que o “QP pegou fogo” . Quando fui abordado pelo “Grupo Esquiloscans” senti uma genuina vontade de abertura por parte deles. Essa vontade de partilhar com os blogs, os tesouros por eles guardados, levou-me a fazer um pequeno post no “QP”! A reação foi mais “dura” do que eu imaginava! Para responder a esta sua pergunta fui recordar esse mesmo post...39 comentários (Sem contar com os 10 ou 15 que não me atrevi a publicar)! Foi aborrecido tentar fazer uma ponte entre os "Esquilos" e o público em geral e ao mesmo tempo ler comentários com acusações infundadas! Mas o tempo veio a cimentar uma relação muito saudável com o Grupo Esquiloscans. Hoje é perfeitamente natural ver um scan partilhado por eles! Aquela hostilidade inicial foi completamente ultrapassada! Só posso agradecer a confiança que eles depositaram no “QP” para tentar estabelecer a dita ponte!


4) Como você recebeu a volta dos quadradinhos à Portugal e o que achou das edições: "Disney Hiper" e "Disney Comix" - só com histórias inéditas ao invés das republicações dos clássicos Disney?
  
R: Uma enorme alegria, Luiz! Li algumas noticias na net acerca da possibilidade do regresso do Donald & Cia. às bancas portuguêsas, mas acho que só acreditei quando comprei o “Disney Comix nº1 “.
Foi um risco, mas também um ato de coragem por parte da editora! O momento econômico é complicado na Europa, mas penso que a aposta em preços acessiveis e numa boa campanha publicitária, está a dar frutos.   Acho que a Disney veio para ficar!
Os conteúdos inéditos são interessantes, mas espero que a Editora não se fique pelas histórias Italianas. Espero que haja a possibilidade de publicar material da Dinamarca, EUA e claro, Brasil! Tenho notado que no “Disney Hiper” têm surgido algumas republicações como “A Ameaça Vegetal”, por exemplo! Espero que esta aposta em algumas histórias clássicas “misturadas” com inéditas, seja para continuar!

5) O que você pensa do envolvimento dos blogs na divulgação dos novos gibis em bancas e a sua interação com as Editoras no Brasil e Portugal? Você acredita que, de certa forma - nós "ajudamos" nas vendas destas novas edições impressas?



R: Essa pergunta é muito interessante! É uma questão muito debatida em fóruns - um pouco por toda a net! Como é...os scans prejudicam ou não as editôras?
 A resposta não pode ser imediata e definitiva. Respondo desta forma: se implementarmos algumas regras e se tivermos uma politica de divulgação das revistas em papel, então - penso que estamos a ajudar as vendas.

 
É claro que se eu postar uma revista que saiu nas bancas nesse mesmo mês vou prejudicar (E muito) essa venda! Imagine que eu agora começava a postar os scans da “Disney Comix” ou “Disney Hiper”.
Os portuguêses que baixavam, iam comprar? Talvez alguns...


É preciso algum sentido de responsabilidade. Implementei no blog uma regra muito simples. Nenhuma revista com menos de 5 anos desde a sua publicação é postada! Adicionalmente faço a divulgação das publicações em papel da “Disney Comix” e “Disney Hiper”!
Será que mesmo assim estou a prejudicar as editoras? Acho que basta ler vários e-mails ou comentários de pessoas que redescobriram a sua paixão pela Disney através do blog. Basta ler o e-mail do pai que grava os scans para o tablet do filhote - e que agora, ele também quer ler em papel.
Sinceramente encaro os blogs como parceiros das editoras. Penso que se um dia elas nos encararem como inimigos, estarão a perder um importante meio de divulgação e de fomento à leitura dos seus produtos!


6) Agora gostaria que por favor deixasse suas impressões finais,e agradecendo novamente a honra de recebê-lo aqui no "Chutinosaco" - com uma mensagem aos seus fãs portugueses e brasileiros, e as novidades nos gibis que poderão surgir no "Quadradinhos Patópolis"?

R: Gostaria de agradecer a todos aqueles que dão vida ao “Quadradinhos Patópolis” através de visitas, comentários, partilhas ou restauros. São eles que fazem o blog e que lhe dão razão de ser! Quanto à novidades...quem gosta de “Disney Especial” vai ter boas razões para acompanhar, ainda mais atentamente, o blog "Quadradinhos Patópolis" nos próximos tempos! 
Luiz, obrigado pelo seu convite para esta entrevista! Desejo continuação de sucesso para o seu blog e que esta parceria saudável entre os “Blogueiros PT/BR” se reforce cada vez mais!
Um abraço para todos e boas leituras!
MIGUEL ALTMANN

19 comentários:

  1. ACHO QUE SOU O PRIMEIRO A LER ESTA ENTREVISTA PORQUE É O PRIMEIRO COMENTÁRIO. QUERO DIZER QUE DESCOBRI OS BLOGS DE SCANS A POUCO TEMPO E ESTES TIVERAM UM EFEITO DE RENASCIMENTO EM MIM. MINHA VELHA COLEÇÃO ESTÁ AGORA VIRANDO SCANS PARA MUITAS PESSOAS LEREM. COMPRO HOJE MAIS REVISTAS DO ANTES CONFIRMANDO QUE OS BLOGS FOMENTAM SIM O MUNDO DOS QUADRINHOS. CONCORDO TOTALMENTE COM O MIGUEL SOBRE POSTAR APENAS MATERIAL MAIS ANTIGO. SEMPRE QUE PUDER VOU MANDAR MAIS SCANS PARA O QP E OUTROS BLOGS. CADA VEZ APRENDO MAIS NO PS.
    UM ABRAÇOS A TODOS

    (JOÃO E NÉIA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos João e Néia...o que vocês fazem é maravilhoso - pois permitem, com seus scans compartilhados de gibis clásicos - trazer lembranças incríveis das publicações Disney!
      Muito obrigado por isso!

      Um abraço

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Luiz, que excelente entrevista com nosso amigo Miguel! Agradeço a ele por muita coisa!

    Pra mim, quadrinhos Disney eram uma das minhas melhores recordações da infância, mas algo que eu sentia saudades e a sensação de que nunca iria reencontrar. Durante anos, eu já tinha procurado, na internet por quadrinhos digitalizados, mas já sem esperanças de achar algo como o que temos hoje no seu blog e no Quadradinhos.

    A sorte de encontrar o Quadradinhos Patópolis veio quando, um dia, eu procurava incessantemente, algo sobre uma Pato Donald Especial de Aniversário, somente com estórias memoráveis.

    Era uma vontade imensa de poder ver essa revista de novo, só queria mesmo me relembrar das estórias, ver algum blog que comentasse ou colocasse o scan de alguma folha da revista.

    A busca foi muito feliz, e me levou ao Quadradinhos (aqui o link pra essa revista: http://quadradinhospatopolis.blogspot.com.br/2011/04/pato-donald-edicao-especial-de.html).

    Na época (setembro de 2011, se não me engano), lembro que o Miguel parecia estar retomando o blog, e colocou megaposts com tudo o que tinha. Sorte minha, e de muitos seguidores do blog, pois facilitou pra eu formar o meu acervo inicial de revistas digitais Disney, que, felizmente, continua crescendo até hoje!

    Senti tanta alegria de ter descoberto o QP, que passei a visitar o blog diariamente, e depois, passei a contribuir (com mais de 130 contribuições até hoje). Mais uma feliz coincidência é que eu nem sabia que o Miguel era fã do Peninha, e, adivinhe que as minhas duas primeiras contribuições foram revistas do Peninha! (as duas que tenho).

    A partir do QP, descobri tantos blogs fantásticos... Alguns, como o Chutinosaco, que se tornaram de visitação diária, ou mais... são o que primeiro eu vejo, toda vez que ligo o meu computador.

    A paixão pelos quadrinhos retornou e com força... Em 2012 voltei a comprar nas bancas, depois de 25 anos sem fazer isso. E no meio do ano passado, fiz uma assinatura de quadrinhos (coisa que nunca havia tido em minha infância), além de comprar todos os especiais que lançam nas bancas.

    Acho que isso tudo está indo muito bem. Percebo que, no Brasil, as revistas Disney estão vivendo um momento muito especial, e dou parabéns a todos os responsáveis da Editora Abril!

    O que posso desejar é que você o Miguel continuem o belíssimo trabalho, que apareçam novos colaboradores, tanto para mandar edições que tenham escaneadas; como pessoas que se interessem de restaurar as contribuições.

    Espero, também, que um dia, quem sabe, todo o estoque do Esquilos também possa ter um restauro e estar nos blogs, que talvez consigamos completar as coleções.

    Acredito na parceria entre os blogs e as editoras, na forma como analisado pelo Miguel.

    Neste sentido, torço para que as revistas Disney continuem nas bancas mantendo a retomada de qualidade que tiveram, com cada vez mais leitores, nos atraindo da mesma maneira que os quadrinhos digitalizados. E que as revistas de papel continuem assim nos brindando com as edições especiais, que voltem de vez a fazer estórias inéditas e também criadas no Brasil, como o Zé Carioca, as estórias do Donald e do Peninha, na Patada, do Tio Patinhas, etc; revivam personagens como o Biquinho, com o humor e qualidade dos anos 80, que é a época que mais nos desperta saudades.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, suas palavras só nos motivam mais a continuar!
      Assim como aconteceu com o Miguel - blogueiros como: o Justin do QA, o Eudes, o Bartolomeu, o Che Guavira, o Ayres, Os Batutinhas...e tantos outros pioneiros que nos inspiraram com seus blogs e os scans restaurados - quer sejam Disney, ou de outros autores!
      O compartilhamento livre - que hoje certamente ajuda - a meu ver - a venda dos gibis impressos, de tôdas as editôras.
      E vamos continuar, por vocês - e o nosso amor aos quadrinhos!

      Um abraço e obrigado!

      Luiz Dias

      Excluir
  3. Muito obrigado pelo seu convite para uma entrevista Luiz! O enquadramento gráfico que lhe deu está muito bom! Agradeço também a qualidade das perguntas que me fez e que me deram oportunidade de expressar a minha opinião sobre a partilha de scans por exemplo ou de falar pela 1ª vez sobre de como e porquê surgiu o QP!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, eu que agradeço!
      Além da nossa amizade, você representa muito para seus seguidores, visitantes e os Blogueiros BR/PT.
      Sinônimo de qualidade e atenção com os restauros para compartilhar gratuitamente com todo mundo!
      Muito obrigado pela honra de tê-lo entrevistado!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  4. Parabéns Miguel...desejo que continue sempre com essa humildade e esse grande sucesso que é o Quadradinhos Patópolis...Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Miguel, parabéns e obrigado pelo excelente trabalho, acesso diariamente seu blog para ver as publicações do dia, e fico ansioso para me deparar com histórias do meu (e seu também) personagem favorito, o atrapalhado Peninha!!!
    Alex (Porto Alegre - Brasil)

    ResponderExcluir
  6. Luiz! Parabéns em propiciar a nós pobres mortais conhecer um pouco mais O KARA que traz o sabor da nossa longingua infância e de sonhos que não conseguimos realizar, só temos a agradecer a todos envolvidos nesta cruzada, ao Miguel um abração,. Ao Luiz um igual abraço. Agora! Esperamos a história do Luiz Dias e o Chutinosaco!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Ricardo! Você disse tudo! O Miguel é um apaixonado blogueiro e traz quadrinhos Disney maravilhosos - com ajuda de seus colaboradores - que fazem do "Quadradinhos Patópolis" um blog sensacional!
      Abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  7. Luis, como sempre uma entrevista competente e relevante para os amantes dos quadrinhos, com alguém importante...

    Miguel, meus parabéns não apenas pela entrevista, mas pelo seu grande trabalho a frente do QP... Seu blog é uma referência que visito todo dia para ver as novidades...

    Espero que possamos todos juntos continuar nesta missão de importalizar os quadrinhos que nos sção tão caros...

    Abraços a todos,

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel...eu também fiquei muito feliz com o resultado desta entrevista, que só comprova o carisma dêste nosso grande amigo!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  8. Muito simpático o dono do QP. O mundo gira graças a gente como ele que quando bota uma idéia "excêntrica" na cabeça, simplesmente enfia as caras e faz, sem ficar pensando nas dificuldades a enfrentar. E também fiquei feliz em saber que se trata de um grande fã do meu pato preferido (bem, digamos, um passinho a frente do Donald...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chabacano...certamente, a amizade e determinação dêle nos inspira a continuar!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  9. Incrível! Parabéns a entrevista, muito simpático Miguel, adoro o blog, conheci há pouco tempo mas já virei fã.

    Abs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Amanto...os "Blogueiros BR/PT" devem muito ao trabalho do Miguel!

      Abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  10. Bem, depois de vários dias "baixando" desesperadamente vários números da revista o pato donald que me faltavam (na verdade ainda faltam muitos, do 100 pra baixo e esparsos em toda coleção) li todas as entrevistas e aproveito essa pra deixar meus PARABÉNS ao autor do blog e agradecer por essa oportunidade maravilhosa de rever revistas (que pra mim pareciam estar definitivamente perdidas) "eternizadas" na net me tornei seguidor e fã do blog e gostaria de colaborar scaneando algumas revistas que não encontrei e enviando pra vc. grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se o Miguel se recuperou do acidente sofrido em 2017. O amigo luiz sabe de alguma novidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve amigo!
      Infelizmente, não temos noticias ainda da volta do nosso amigo Miguel. Aguardamos ansiosos seu retorno ao QP. Um abraço!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...