26.5.13

CHUTIENTREVISTA COM DANIEL ALENCAR DO BLOG: A GIBITECA

Nosso convidado é o blogueiro e escritor Daniel Alencar, de "A Gibiteca" - que vai nos contar um pouco do seu incansável trabalho. Primeiramente, muito obrigado pela entrevista, meu amigo! 




"Eu que agradeço Luiz, pela oportunidade de estar aqui hoje - falando com todos os fãs do seu incrível blog "Chutinosaco", que é uma referência  e uma inspiração em scans e edições especiais."







1) Daniel, quando e como nasceu a idéia de criar o seu blog: "A Gibiteca"?

R - Tudo começou quando eu descobri os blogs de scans. 
Após algumas buscas na internet, descobri o saudoso "Quadrinhos Antigos", o "Tehmarx" (Também encerrado) e o "Onomatopéia Digital" do amigo Eudes Honorato (O pioneiro).


Com o tempo, fui tomado pela vontade de participar deste trabalho voluntário. Eu tenho um acêrvo razoável de gibis da década de 80 e a primeiro momento iria apenas digitalizar e enviar para os blogs. Mas decidi criar o meu próprio, de forma que pudesse além dos scans criar edições especiais das minhas histórias e personagens favoritos. O resultado são as edições "Baú da Disney".






2) Você tem algum personagem preferido, que te dá prazer em restaurar gibis dêle e postar em "A Gibiteca"?


R - Em relação a Disney, os meus favoritos sempre foram  o Pato Donald e o Tio Patinhas das histórias de Carl Barks. A revista que mais gostei de postar foi a coleção "As Obras Completas de Carl Barks", que quando comecei o blog só existiam duas edições na Web e hoje temos a coleção completa - pela qual participei (Eu e os queridos colaboradores) com 35 edições.

E como amo o Donald, gosto das histórias do "Donald Duplo" e do "Super Pato" (O clássico e o "Novas Aventuras").



3) Conte como nasceu a idéia de humanizar os personagens Disney para o livro "Nova Patópolis" e a data para termos esta obra prima de e-book à disposição dos fãs para a terceira e última parte?

R - Nasceu da minha vontade de ler este tipo de história. O único Mestre que se aproximou desta humanização foi Don Rosa com "A Saga do Tio Patinhas". Nela vemos os pais do Tio Patinhas, a morte deles, o envelhecimento dele e das irmãs, a tentação de ser desonesto e as frustrações que o levaram a ser quem é. Foi a história oficial mais humana da Disney até hoje.
E como eu gostei tanto disto queria outras. Mas estas outras não vieram, nem do Don Rosa nem de ninguém.
Então só me restou criar eu mesmo a história que tanto queria ler. Ver meus melhores amigos de infância como adultos, igual eu me tornei. E no mundo adulto existe sexo, antidepressivos, morte, assassinatos, nascimentos, amor, paixão, frustração, amargura e uma infinidade de sensações que nem imaginávamos existir quando éramos crianças. Eu me interesso em particular pelos motivos que nos levam a fazer as coisas. Meus leitores devem reparar que todas as atitudes dos personagens são explicadas contextualmente.
Quanto à terceira parte - o lançamento ocorrerá em junho de 2013, mas o dia exato eu ainda não defini.

Avisarei com antecedência no blog e no Facebook. E espero que a história se sobreponha à polêmica. (Risos).


4) Você pensa em lançar mesmo o Especial "Contos de Nova Patópolis" e como foi a repercussão do seu livro na web? 

R - A trilogia original de "Nova Patópolis" é uma coletânea de contos, que apesar de se interligarem, tem vida própria. Com ela terminando agora, eu planejo lançar dois especiais. 
O primeiro é o "Cronicas de Nova Patópolis", onde cada edição será um romance fechado, com o mesmo estilo da trilogia, mas apenas uma história. Este já tem duas edições adiantadas ("A Vingança de Janus" e "Detetive"). 
Já o "Contos de Nova Patópolis" é uma ideia que permita que outros fãs participem com suas próprias histórias, acrescentando fatos e enriquecendo o universo de "Nova Patópolis". Vou lançar com certeza, convidando leitores a criarem nem que seja apenas o roteiro. Inclusive o seu "Conto" já está reservado para a primeira edição, Luiz. 
A repercussão me surpreendeu muito com a ajuda inestimável dos "Blogueiros BR/PT", que divulgaram o livro em seus blogs. Eu acho muito legal que diversos fóruns comentam a respeito, várias pessoas replicam o livro em seus leitores online e eu recebo contatos do Brasil todo e até de Portugal.
E o mais interessante é que não tem dia que fique sem leitura ou download - tanto da edição 01 como da 02. Estou chegando aos 14.000 leitores e não pára de subir.


5) Daniel, você lançou vários gibis virtuais importantíssimos para a história dos blogueiros. As Coleções de "Darkwing Duck" e "Mickey Mystery Magazine" serão traduzidas na íntegra?

R - Com certeza, Luiz. Após a coleção "As Obras Completas de Carl Barks", decidi me focar em três séries. "Darkwing Duck" que já está lançado até o 12 de um total de 20, 'Donald Duplo" que vou lançar o quarto em breve e os próximos são histórias inéditas no Brasil e o "Mickey Mystery Magazine" que tem 12 edições (do 0 ao 11) e lancei apenas o número zero. 
O "Mickey Mystery Magazine" demora mais por ser uma história densa, com diálogos longos e muitas explicações. E o único original que consegui foi em Italiano. Palmas para a querida Pink Ghost que me ajuda muito nisto e no Inglês também.


6) E ficou sabendo que o Paulo Maffia da Editora Abril pretende lançar o "Mickey Mystery" - seria uma "coincidência"?

R - É, eu vi na seção de cartas. Bom, não vou dizer que é coincidência, pois a série tem 14 anos e uma semana antes do lançamento, pela trigésima vez uma pergunta ao SAC da Abril devolveu como resposta:
"Não temos planos".
E após alguns meses do nosso lançamento, com centenas de Downloads, repercussão positiva nas redes sociais, centenas de leitores online e dezenas de comentários, a série será publicada.
Mas com toda a sinceridade Luiz, eu fico feliz de ver que nosso trabalho é valorizado a ponto de indicar caminhos para a Editora Abril. É legal conseguir mostrar para as pessoas que um determinado material tem aceitação e é desejado.
Claro que tudo que fazemos é "virtual" - mas tem um gostinho especial vê-lo se transformar em algo "físico".



7) Quais os seus projetos de "A Gibiteca" para 2013/2014? Você acredita que os "Blogueiros BR/PT" com seus scans de gibis antigos ajudam ou prejudicam os novos gibis impressos?

R - Bom, este ano começa com as três séries que citei acima e "Nova Patópolis 03". Em seguida vem a primeira "Crônica de Nova Patópolis" e novas edições do nosso "Almanaque Disney"(Unofficial).
Estou querendo focar este ano no "Disney Especial", pois pelas minhas contas - a Web não tem nem 50 edições de um total de 180 (Sendo 5 repetidos). Com isto temos espaço para muita coisa ainda e estou lançando uma média de 1 edição por semana.
Fora isto, tem uma coleção que estamos começando e não tem data certa que envolve um grande "Mestre Disney" das antigas. Mais adiante eu passo mais detalhes no blog. E também algumas coisinhas legais para comemorar os 50 anos da revista "Tio Patinhas".
E também para gibis não Disney, vou terminar a mega-série "Vingadores - A Queda" e pretendo começar "Guerra Civil". Também continua "A Queda do Morcêgo" e "A Noite mais Densa".
E por último, quero lançar dezenas de edições da "Turma da Mônica" da época da Ed. Abril. É um material antigo e muito requisitado pelos fãs. Estas revistinhas estão tendo uma repercussão enorme.
E acredito firmemente que os scans ajudam os gibis impressos. Eu e muita gente que conheço só voltou a comprar em banca novamente após começar a escanear os gibis.

E quanto aos leitores de gibis, eu lancei a trilogia "A Espada de Gelo" alguns mêses antes do lançamento da edição "Natal de Ouro 2012" e muita gente me escreveu agradecendo a "apresentação" da história pelo scan, pois assim eles podiam comprar a revista. Aconteceu a mesma coisa com o especial da "Rainha Regina" que está saindo no "Disney Big" agora.

8) Grande amigo Daniel. Agora gostaria que você deixasse uma mensagem para os seus seguidores e fãs de "A Gibiteca". Obrigado pela amizade e parceria eterna!



R - Primeiramente, eu gostaria de agradecer às centenas de visitantes que passam pelo site todo dia e deixam um comentário ou recado. Em seguida, agradeço também a todos os seguidores de nossa página no Facebook - que sempre curtem, comentam e compartilham os nossos lançamentos.
A todos, só quero dizer que o motivo de todo o nosso trabalho são vocês e a sensação que sabemos que vocês têm ao ler estes scans que fizeram a nossa felicidade na infância. Não tem prêço imaginar o sorriso de um leitor de nossos scans.
E finalmente Luiz, quero que saiba que valorizo muito nossa parceria nos scans e amizade no dia a dia. Que ela dure para sempre e se um de nós perder o ânimo, que o outro o ajude a levantar.
Um grande abraço, meu amigo e tudo de bom.

DANIEL ALENCAR

5 comentários:

  1. Grande Luis,

    Muito obrigado por tudo...

    Ficou muito legal a montagem e exibição da entrevista... Gostei mesmo...

    Grande abraço amigo,

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista, vida longa e farta aos dois blogs. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniel...seu blog já está eternizado entre os fâs dos quadrinhos...passo pelo mesmo diariamente e só tenho a agradecer pelas postagens...continue firme amigo...grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Chesco,

      O seu gibis Clássicos também é referência em material antigo e marvel/dc... Passo todo dia também artás de novidades...

      E agradeço em especial ao Super Almanaque Marvel, que fez minha felicidade quando criança...

      Tudo de bom meu amigo e um grande abraço...

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...