17.1.13

TIO PATINHAS 01 - 50 ANO$ DE $UCE$$O$

Em dezembro de 1963 há quase 50 anos...nascia nas bancas uma amizade indestrutível...o "Almanaque Tio Patinhas"!
No mês de julho a Editora Abril já tinha lançado uma Edição Especial de "O Pato Donald" - que já tinha treze anos de vida - com alguns elementos que mais tarde fariam da revista do "velho muquirana super família" um sucesso de vendas e até hoje uma das mais lidas no Brasil.
O gibi do Tio Patinhas continha em suas 132 páginas várias histórias com quase todos os personagens Disney e isso era uma novidade na época - autores como Carl Barks, Paul Murry, Tony Strobl, Jack Bradbury e Al Hubbard (Que ninguém sabia quem eram - pois a Produtora de Walt Disney nunca deu nome aos "bois") eram os responsáveis por esta verdadeira festa de quadrinhos!
A tradução e adaptação dos textos originais em inglês sempre foi um grande trunfo nos gibis Disney da Abril - o que foi fazendo com que rápidamente os brasileiros se identificassem com aqueles: humanos mascarados, patos, ratos, cachorros, insetos, cavalos e demais animais falantes que tinham amigos, inimigos, amores, vitórias, derrotas e ainda por cima falando o nosso idioma - com gírias, expressões e tudo mais que forjariam um grande relacionamento!  
Depois de conseguirmos as primeiras 40 edições - à partir desta postagem comemorativa aqui no "Chutinosaco" - daqui até o fim do ano - teremos nas próximas semanas os 100 primeiros gibis do "pato sovina mais amado do mundo" restaurados digitalmente - sempre com a ajuda de muitos amigos que amam colecionar e compartilhar gibis!
Só para recordar - este "TP 01" é um gibi sem nenhum tratamento digital (GST) - marcado  naturalmente pelo tempo - direto das prateleiras do Grupo Esquiloscans para o "ChutIssu".                    LUIZ DIAS       

5 comentários:

  1. oi Luiz! Desculpe a minha ansiedade pra conhecer essas edições históricas, mas é que vc já havia dito que nesse ano nós teríamos as 150 primeiras TP... Vão ser as 100 primeiras nas próximas semanas ou vamos até essa contagem até o fim do ano? Eu gostaria mesmo é de podermos chegar até a 200 :-), pois nessa fase de 100 até 200 há muitas estórias memoráveis que vieram a aparecer depois em almanaques e disney especiais, com aventuras do superpato, etc... Bom, de qualquer maneira, pouco a pouco a gente chega lá.... vou dar uma contribuição pra aparecerem também uns números do 350 pra cima lá pelo Quadradinhos Patopolis. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Luiz, vamos ler (e escanear) muito Tio Patinhas nessa comemoração! hehe... estou no meio de uma restauração de uma edição Marvel da Bloch, depois pretendo alternar c/ as Disney; vc me diz se faço ainda uns Mickeys dos 70s que tenho ou se vamos então p/ as edições do pato sovina que eu tiver por aqui, abs!

    ResponderExcluir
  3. e aí,luiz...saudações...vc tem scans do tio pra tratamento?estou caçando o 135 e 146caso tenhas pode me passar?em qualquer estado.rs.boa tarde,amigo.

    ResponderExcluir
  4. Salve grande Celso!
    Vou procurar os scans originais, e posso te passar, só me envie seu e-mail, ok?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consegui os scans originais das revistas que te pedi.e mais 63 numeros da revista do tio entre os numeros 135 e 595.um rapaz postou os numeros de 1 a 400,scans originais sem tratamento...
      mas valeu,amigo...até uma próxima.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...