3.7.12

HISTÓRIA DE GIBI: "UM TREM, UM GIBI E A SAUDADE"

"Os quadrinhos....ah, os quadrinhos... sempre fizeram parte de minha vida! Desde a mais tenra idade - recordo-me - que meu grande pai, sempre chegava em casa após o trabalho trazendo um novo "GIBI" - como que com este ato, também reafirmasse o seu eterno amor pela nona arte.
Foi uma herança genética imediata! Uma das influências mais marcantes e remotas de meu pai em minha vida foi o amor irrestrito pelos quadrinhos.

Recordo-me como se fosse ontem... nos anos 60 - a distribuição de revistas em minha cidade natal, era feita a partir da chegada dos exemplares via linha férrea...então a banca de jornal da estação ferroviária local - era sempre a primeira a receber os novos números de HQ - pois não era necessário passar pela distribuidora local....e meu pai que trabalhava nos escritórios da antiga Estrada de Ferro Sorocabana - exatamente onde se encontrava esta saudosa banca de jornais - sempre adquiria os exemplares um dia antes! 24 horas de vantagem! Isto me deixava muito orgulhoso e feliz, aquela "tão passageira exclusividade".

Quando o primeiro "Almanaque do Tio Patinhas" foi lançado - lá em 1963, o reboliço entre os fãs foi maior do que a chegada do cinema 3D! O que impressionou a TODOS foi o grande - na verdade - o maior número de páginas em uma só edição, algo nunca encontrado antes nas revistas Disney.

Tenho a recordação vívida das histórias e capas dos primeiros volumes desta coleção. A geração atual, completamente imersa no "mundo cibernético imediatista" -  infelizmente não poderá jamais alcançar a emoção de situações tão simples como a ansiedade da espera de um novo número Disney na banca.

O legado deixado pelo mestre Walt Disney já faz parte do imaginário popular. Mas, sem o auxílio de seus mestres criadores - seria improvável que a  figura da Branca de Neve, da Bruxa Má, de Pinochio, Bambi e de tantos outros personagens - agora inesquecíveis fossem perpetuados de maneira tão constante e perene.

Neste exato momento, após décadas de resistência - existem inúmeros professores e instituições utilizando os quadrinhos Disney como complementação das aulas de História ou como incentivo à alfabetização.

Então mais uma vez percebemos que estes almanaques virtuais - estão sendo publicados no momento exato. E mesmo sua forma de apresentação - a "digital" é politicamente correta - fomentando a sustentabilidade e distribuindo informação a todos sem discriminação e de forma gratuita!

"Digi Disney" - assim como outras edições ("Grandes Mestres Disney" e "Os Discipulos") da turma Disney - lançadas por este "grupo de pioneiros" - vem de encontro à esta realidade: resgata num chamado indiscriminado  a necessidade de todos conhecerem (Ou re-encontrarem) um período mais romântico e menos violento do que o atual - onde a 9° Arte se torna sinônimo de temas distópicos e sempre permeados pela extrema violência."


PETER HAMMIL

15 comentários:

  1. Amigo Luis,

    Somente posso agradecer, e mal disfarçar um imenso ORGULHO, por minha história de vida ser apresentada aos amigos e colaboradores deste glorioso portal...

    O que sinto neste momento é um misto de alegria-saudade pelas realizações que consegui, até agora e pela valiosa colaboração que os quadrinhos tiveram na SOLIDIFICAÇÃO DE MEU CARÁTER!

    A propósito...SENSACIONAL a "descoberta" da história dos "carrinhos de corda"...já passei para meu filho....ele também esperava a mesma com ansiedade!!!

    Abraços a todos!!!!

    Peter Hammill -SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo, nada mais faço que tentar passar essa emoção que é a de todos nós - que somos gratos pela obra empreendedora do "Tiozão" Walt Disney!
      Agora, com o "Digi Disney" e os gibis restaurados da Abril além dos Especiais com os "Mestres Disney" e seus "Discipulos" poderemos mostrar às novas gerações um pouco do que vivemos!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Sensacional o depoimento do Peter, expressa muito da história de cada um de nós, fãs de quadrinhos. Obrigado Luiz! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, você tem razão! Eu gostaria que todos pudessem enviar sua "História de Gibis"...seria maravilhoso poder postar toda essa informação às novas gerações!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  3. Só lembrando que os tablets em poucos anos vão competir e até, de certa forma e em certos cenários, substituir o livro impresso. Com custos editoriais menores e distribuição sem fronterias, foi preciso que pessoas abnegadas ensinassem o caminho aos supostos grandes emresários do ramo, democratizando, barateando, incentivando e resgatando aquilo que seria a obrigação delas. Parabéns ao Chutinosaco e a outros que se tornaram pioneiros por amor e não por dinheiro. A história se encarregará de recompensá-los devidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, sabe que...a primiera vez que visitei um blog que disponibilizava downloads de quadrinhos...fiquei extasiado! A cada dia, visitava aquele "lugar mágico" e adorava quando havia lá um Tio Patinhas, um Pato Donald, um Mickey ou Zé Carioca que me levava ao passado em poucos segundos!
      Resolvi tentar o mesmo com o "Chutinosaco"...e tento todos os dias - apesar das dificuldades - e contando com a ajuda de amigos como você, os colaboradores e o pessoal do Esquiloscans - trazer para todos os visitantes do blog - a mesma emoção que senti quando ganhei o primeiro "Mickey" (125) de meu pai!
      E quando consegui colocá-lo aqui - então, foi a realização de um sonho!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  4. As histórias de vidas se repetem nas cidades. Aqui em Rio Claro, não era diferente. A Estação Ferroviária, a banca de revistas ao lado do grande portão da gare e a espera ansiosa por exemplares do Mickey, no início do mês e Tio Patinhas, no início da 2ª quinzena. Um pouco mais adiante no tempo, a continuidade da espera dolorosa pelos heróis da Marvel, da extinta EBAL, cuja distribuição, era muito irregular. Nenhum filme em 3D, ou qualquer coisa parecida, é capaz de criar emoções tão fortes, como aquelas sentidas naquele passado tão longinquo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio...a magia da web pode ser medida quando nos faz reviver o passado! Acredito que todos nós dos "Blogueiros BR/PT" pensamos parecido...ou seja, distribuirmos o máximo de gibis - de todos os autores e até criando edições especiais - como fazem: "A Gibiteca", o Esquiloscans e o "Chutinosaco" produzindo um "apoio virtual" às editoras conhecidas - só que gratuitamente - tentando reviver as lembranças mais fortes...trazendo de volta aquele mesmo prazer que já tivemos de "ver nas bancas" a capa do mais novo lançamento!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  5. Amigo....quadrinhos e trens.....uma dupla imbativel nas ótimas lembranças de minha vida!!!......vc acertou em cheio neste texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilmar, é como eu digo...maravilhoso todos nós podermos contar nossas "Histórias de Gibis" e nos emocionarmos outra vez!
      É um sinal de que tudo valeu a pena!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  6. Parabéns, Chutinosaco! E complementando o coment. do Sérgio, pena q no Brasil, temos o tablet mais caro do mundo, o dobro do valor (em dólares) do praticado nos EUA, p exemplo! Aliás, as hqs digitais não são tão baratas qto eu imaginava, tava vendo no itunes, tem hq digital ao custo de mais de US$ 30, o mesmo preço da impressa. Entre a digital e a impressa, prefito a impressa.

    ResponderExcluir
  7. Interessante a historia do Peter, a minha é parecida, meu pai tb gostava de ler gibis e sempre me comprava algum! Meu amor pelos quadrinhos foi tanto q aos 09 anos de idade, comecei a desenhar minhas próprias hqs, sendo o meu trabalho máximo, o lançamento de um fanzine em 99. Q os pais estejam sempre incentivando os seus filhos à leitura (principalmente dos quadrinhos, hehe, como faço com meu sobrinho hoje!)

    ResponderExcluir
  8. Luiz:
    Ocorreu alguma ruptura que não tenho conseguido enviar comentários às várias postagens suas.
    Vou tentar mais uma vez:
    1 - Você está nos devendo a lista da falta de continuidade numa estorinha do Patinhas, que deveria ter sido publicada junto aos links dos primeiros 40 números;

    2 - Tenho agradecido o trabalho seu e dos Colaboradores nas várias postagens que vocês nos têm premiado e

    3 - A Sorocabana iniciava aqui uma linha que ia até Itaici (Quilombo), conforme a história contada neste link:

    http://www.itupeva.com.br/detalhes.asp?pagina=Esta%E7%F5es%20Ferrovi%E1rias

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Budu, boa noite...tudo bem?
      Você tem razão...estou devendo as explicações da continuidade da história do Tio Patinhas - farei isto já neste fim de semana - com uma "Chutimensagem" - mostrando estes pequenos erros do artista italiano(Com imagens e informações).
      E obrigado pelo seu carinho e atenção...infelizmente não tenho recebido suas mensagens. Esta que me enviou, consegui ler e te responder...me desculpe essa ruptura(Ou o que fôr) - mas não sei o que pode ter acontecido!
      Quanto ao link que nos enviou e a história - é interessante como uma linha férrea pode significar muito para as lembranças de vários amigos nossos e o que ela trazia em seus vagões, podia ser descrito como primordial para nossas vidas.

      Um abraço e confira as respostas do enigma em breve!

      Luiz Dias

      Excluir
  9. Luiz:

    Grato pela atenção.

    Dentre as mensagens perdidas/não enviadas está este link:

    http://disneycomics.free.fr/

    que, ao que tudo indica, a S.O.P.A. comeu (não resisti ao trocadilho). Há algum outro com a mesma qualidade que tenha escapado dessa sanha de acabar com links que estão legalmente corretos? (visto que as estórias deste endereço já haviam sido publicadas há mais de 50 anos!).

    Abs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...